SEMINÁRIO: "A INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NA ERA DA INFORMAÇÃO"

Nos dias 22 e 23 de outubro, acontecerá no auditório da Acadepol o Seminário "A Investigação Criminal na Era da Informação". 

O seminário parte de que o constante desenvolvimento social vem trazendo diversos benefícios para a vida em sociedade e para o convívio comunitário de um modo geral, como na forma de os indivíduos se relacionarem, os meios, ferramentas e tecnologias utilizadas para tanto, dentre outros. Todavia, é de conhecimento que a existência de qualquer sociedade é condição sine qua non para o surgimento do fenômeno do crime (ubi societas, ibi jus), do qual os seus agentes podem se aproveitar de recursos e ferramentas oriundos desse mesmo desenvolvimento social para praticar, inventar e/ou reinventar as condutas criminosas. Desse modo, é imprescindível que o Estado, por meio de suas instituições legítimas e legalmente reconhecidas no âmbito da Constituição Federativa Brasileira, mantenham-se atualizadas, com o ínterim de reconhecer, prevenir e reprimir as práticas desses delitos.

Destarte, levando-se em consideração as tecnologias utilizadas pelos diversos órgãos previstos no art. 144, CF, as quais são empregadas, mormente, dependendo das diferenças regionais e institucionais brasileiras, é possível identificar uma lacuna na produção, transmissão e troca de conhecimentos atinentes ao combate e repressão do crime, em especial ao lidar com o fluxo de dados e informações. Nesse sentido, este seminário promoverá o intercâmbio de profissionais de diversas áreas oriundos de diferentes regiões brasileiras. Ademais, a propositura deste projeto se coaduna com o art. 6º, IX, da Lei Nº 13.675/2018 (PSNPDS e SUSP), especialmente no que tange aos objetivos do Programa Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS):

"Eestimular a padronização da formação, da capacitação e da qualificação dos profissionais de segurança pública, respeitadas as especificidades e as diversidades regionais, em consonância com esta Política, nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal”.

Para acessar a programação, clique aqui

© 2012 - Desenvolvimento