Inovação e tecnologia para formatura de 91 novos policiais civis

A Polícia Civil de Santa Catarina lança mão de toda sua reconhecida excelência no ensino policial para promover a formatura dos 91 novos policiais que concluem o curso de formação inicial durante este período de afastamento social devido ao coronavírus. A Academia de Polícia (Acadepol) promove a sua tradicional cerimônia em modo virtual a partir de tecnologia desenvolvida pela Gerência de Tecnologia da Informação (Getin). O evento será realizado nesta sexta-feira (17/07), às 10h30min, por meio da Plataforma PCSC WebConf. A transmissão poderá ser acompanhada ao vivo diretamente pelo aplicativo Youtube, no canal da www.youtube/acadepolead.

Serão apresentados à sociedade 47 agentes, 43 escrivães e um delegado. Efetivo que atende às necessidades da segurança pública no segmento de polícia judiciária. A solenidade será a celebração de uma jornada que iniciou em outubro e novembro de 2019 e que contempla uma média de 1.200 horas-aula. Foram aulas teóricas, práticas e em formato de educação à distância devido ao isolamento imposto pela pandemia, além de estágios em delegacias. Segundo o diretor da Acadepol, Delegado Alfredo Ballstaedt, os novos policiais civis tiveram suas competências desenvolvidas para o exercício de suas atribuições profissionais sob o paradigma da cidadania, qualidade, legalidade e proporcionalidade do uso da força.

A cerimônia de formatura acontece de modo virtual para atender as orientações sanitárias estaduais com relação a eventos públicos e privados e também será palco do lançamento oficial da Plataforma “PCSC WebConf”. Inovação esta desenvolvida pela equipe técnica de policiais da Gerência de Tecnologia da Informação da Polícia Civil. “O novo sistema tem o objetivo de atender à necessidade de otimizar a comunicação institucional remota”, aponta o Delegado Fernando Lúcio Mendes, responsável pela Getin. A plataforma, baseada em aplicação open source, funciona em servidores da Polícia Civil com transmissão segura criptografada e passará a ser utilizada em diversas demandas da instituição, proporcionando um salto tecnológico nas atividades fins de polícia judiciária e nas administrativas.

Todo o planejamento da cerimônia de formatura de novos policiais civis pela Acadepol é executado pela Coordenadoria de Assuntos Pedagógicos, por meio da professora Adriana Duarte Silva, escrivã; e faz parte da Disciplina de Organização de Eventos, Cerimonial e Protocolo, ministrada pela professora Taize Pizoni de Souza, jornalista e escrivã. Os aspectos tecnológicos ainda contaram com o envolvimento direto de alunos-policiais: o agente Bruno Marcos Espíndola na administração da sala virtual dentro da plataforma “PCSC WebConf”; e do agente Everton Pastre Ponath, na edição do vídeo oficial das turmas formandas. O evento contará com a presença virtual do Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, do Delegado Geral, Paulo Norberto Koerich, e demais autoridades da instituição de segurança pública.

 

© 2012 - Desenvolvimento